segunda-feira, 7 de julho de 2008

SAUDADE ETERNA








O ULTIMO ADEUS AO BABALORIXÁ VALDOMIRO BAIANO





O ano de 2007 inicia com perdas consideráveis em nossa religião espiritualista.

Morre pai Valdomiro Baiano aos 78 anos de idade. Um dos maiores babalorixás .do país. As fotos mostram centenas de adeptos que foram dar o seu último adeus ao pai Baiano de Xangô. Homem sério, honesto, amigo e com um saber incomparável. Aproximadamente 1.000,00 pessoas compareceram ao cemitério do corte oito localizado no município de Duque de Caxias. Centenas de filhos do Cantois vieram participar do ato fúnebre.

Ao pai Baiano que deixou filhos, netos, amigos e uma linda história tanto de vida quanto espiritual. Tudo já estava preparado para dar início ao ritual exigido por nossa religião.

Foi de uma grande admiração o comportamento dos nossos irmãos. Vários orixás incorporaram em respeito ao acontecimento e a hierarquia espiritual.

Tive a grande alegria de rever grandes amigos como o meu querido irmão Ogã Bambala, Geraldo D’Oxossi meu grande amigo que ajudou a plantar o Ilê da Oxum Apará em Itaguaí, O grande Robinho de Oxoguian sempre amável, o querido radialista Anderson de Oxoguian, a grande mulher guerreira Izabel D’Oyá, o amigo Fafá de Oxossi e muitos outros.

Parabéns a comunidade espírita, seja ela Umbanda, Candomblé ou de qualquer outro seguimento mesmo não sendo espírita. Nesta mesma época perdemos nosso irmão de Xapanã de São Paulo que já me deu a honra de visitar o Ilê da Oxum Apará.

Perdemos também nossa querida fotógrafa Iolanda. Sempre presente e sorridente em todos os nossos eventos. É pura dor e dor que não se cura com remédios.

Adeus meu querido Pai Baiano!

Adeus meu querido irmão de Xapanã!

Adeus Iolanda querida!

Que os deuses os recebam como reis e rainhas...



Axé! Minhas eternas saudades...

SR VALDOMIRO DE XANGO



REVISTA PILARES DA HISTÓRIA
MARÇO/ 2006

Segundo ele(Sr Valdemiro de Xango) , os protestantes são mais organizados politicamente. O candomblé está sempre por baixo, mas ressaltou que essa desunião é hereditária no candomblé, vem da África. Já as nações mediam forças entre si e isso é próprio do candomblé, nós podemos melhorar, mas não tem como acabar com isso. Sobre a nação Efon, nos disse que está preparando sua casa na Bahia e pretende trabalhar por ela. Ainda sobre o candomblé na Baixada Fluminense, o senhor Valdemiro nos disse que desde que chegou ao Rio abriu três casas no Estado. A primeira na cidade Rio de Janeiro, a segunda na Chacrinha, em Caxias, e essa atual no Parque Fluminense, que está aberta há aproximadamente 50 anos. Segundo ele, desde que chegou a Baixada Fluminense abriram várias casas. Ele fez questão de mencionar os primeiros zeladores de santo que chegaram à Baixada.
“Quem deu início ao candomblé aqui na Baixada foi
Joãozinho da Goméia. Mas já tinha candomblé no Rio de Janeiro,
tinha o de Brancolé, o de João Allabá e o de João Abedé na cidade, na
Barão de São Félix, na Central do Brasil..., no bairro da Saúde.
Depois de Joãozinho veio meu pai Cristóvão Lopes dos Anjos...
Siriaco...”
Nessa oportunidade, ele nos falou sobre o preconceito que cerca o candomblé e disseque o candomblé é uma especialidade das mulheres contra os homens.
“Candomblé na realidade é de homem e não de
mulher, na África a alaó e babalaó e os filhos da casa são ligados ao
orixá do marido”.

Segundo ele, as mulheres no Brasil tomaram conta do candomblé.

“Elas vieram com o mais velho Iyanossô e Iyakalá,
com Babá Detá, quando Babá Detá morreu, elas tomaram conta e
não deixaram mais os homens sentar”.

Entre os nomes de zeladores homens citados pelo senhor Valdemiro, falou sobre o tio Bomboxé que é um dos fundadores do candomblé no Brasil, o avô de dona Regina Bomboxé, que é uma importante zeladora de santo na Baixada Fluminense. Dona Regina Bomboxé tem casa no bairro Eldorado em Duque de Caxias. Infelizmente não tivemos ainda uma oportunidade de conversar com ela. O senhor Valdemiro nos falou sobre o pai de dona Regina, o qual se chamava Benzinho. Segundo ele, ela entende de candomblé como ninguém. No final de nossa entrevista, o senhor Valdemiro ainda nos falou sobre as nações que estão presentes na Baixada Fluminense.
”Kêtu só pode vim dos Gantois, Engenho Velho, São
Gonçalo, Olga do Alaketu e minha mãe Regina. Qualquer outra
casa de Kêtu só pode ter saído de uma dessas casas. Jeje tem que vir
do Bogum e da Cachoeira. Bogum é Bahia e Cachoeira é de
cachoeiro. Angola tem que vir de Mariquinha Lembar, Maria
Neném, Bernardino, que era filho de Siriaco, que tinha casa em
Villar dos Telles. Efon veio com Cristóvão Lopes dos Anjos”.

Seu Valdemiro nos disse que conheceu pessoalmente esses importantes zeladores de santo, também nos relatou ser o primeiro xangô da nação de Efon. Quando perguntei sobre o presente e o futuro do candomblé na Baixada Fluminense, nos respondeu assim:

“O candomblé vai progredir certo ou errado.
Tem casa que eu olho, torto, vejo torto e deixo.
Está cada vez pior.
Vou te dizer uma coisa, - quanto mais marmoteiro, mais cresce.
Agora, a verdade não se escurece”.

Nossa entrevista com o senhor Valdemiro Baiano poderia ter durado mais tempo, mas os compromissos que ele ainda tinha a cumprir não nos permitiram continuar. No entanto, devo ressaltar que essa oportunidade foi muito proveitosa. Ele nos passou informações importantes sobre o candomblé. Pode-se perceber que se trata de uma pessoa muito especial nesse universo. Um zelador de santo raro, com profundo conhecimento sobre a religião. O senhor Valdemiro, sem sombra de dúvida, pertence a um grupo seleto de sacerdotes espirituais que cuidam das tradições e do desenvolvimento do candomblé no

Brasil.

BIBLIOGRAFIA

CASTRO, M. História e Geografia. São Paulo: Ática, 1998.
FERREIRA, J. R. M. Construindo o conhecimento: Estudos sociais. Rio de Janeiro, 4. São Paulo:
FTD, 1992.
ORDONES, M. Brasil: da chegada dos portugueses à independência política. São Paulo: IBEP.
ROCHA, A. M. Os candomblés antigos do Rio de Janeiro. A nação Kêtu: origens, ritos e crenças.
Faculdades da Cidade -Top Books, 1994.
SANTOS, J. E. Os Nagô e a morte Pàde, Asesê e o culto Egun na Bahia. Coleção Mestrado/4.
Petrópolis: Vozes, 1998.
SOUZA, Marlúcia Santos., & PIRES, Junior. Roberto. Terra de muitas águas. Texto 05, 1996.
VERGER, P. F. Orixás: Deuses Iorubas na África e no novo Mundo. Editora Corrupio, 1981.


Comunidade que visa Preservar e Homenagear, a Memória de nosso Saudoso Bàbá Valdemiro D'Sàngó e também o Ilé Àse Barú Lèpé, também conhecido como Àse Parque Fluminense...

Valdemiro Costa Pinto, também carinhosamente conhecido, como Pai Valdemiro Baiano, nasceu em Salvador. Entrou para o Kandomblé apartir de seus 14 anos de Idade. Quando foi Iniciado para o Òrìsà Sàngó, no Kandomblé de Nação Èfòn, pelas mãos do Saudoso Bàbá Ògún Anauejì, Cristovão D'Ògúnjá. Tendo Orgulho de ter se Iniciado na Nação Èfòn, mas por Motivos Maiores, Bàbá Valdemiro acaba por tomar as suas Obrigações no Àse Gantois, pelas mãos da Saudosa Ìyáwòrìsà Meninha, passando assim paras Águas de Kétu, na qual ficou até o fim de sua Vida.
Bàbá Valdemiro vem a Fundar seu Àse, o Àse Parque Fluminense, no Rio de Janeiro, já no começo da década de 40. Quando Inicia seu primeiro Ìyàwó. -

Bàbá Valdemiro Saudades...
Àsèsè, mo júbà o
Àsèsè, Àsèsè o
Àsèsè erú kí agbà o...
Mo júbà gbogbo
E káàbò!!!