quinta-feira, 17 de abril de 2008

ODÚ

AKONOLIRAN BI IYE KAN ENI AQUELE PERSONALIDADE DOS ODÚ 1 - ÒKÒRÁN - responde Èsú, Sangó, Oya, Òsàlà, Oduduwa e também Ikú.  Èsú adverte que há perigo de roubo, brigas, discussões, inimizades, intrigas, perda de emprego, separação, prejuízo em qualquer tipo de negócio, sustos. Adverte também que está sujeito prisão, acidentes, feitiços, com os caminhos fechados, enfim, ruína.  cliente sente dificuldade em realizar seus negócios, impedindo por inimigos ou pessoas invejosas, é necessário fazer èbó, para retirar as perturbações, e para que Èsú trabalhe em sua defesa.  quanto a personalidade das pessoas regidas por esse ODÚ, na verdade é um mau caráter, pois além de prejudicar a própria vida, procura transformar a dos outros, sem se importar com ninguém. Provocam intrigas e separações, mesmo que seja dos próprios pais, filhos ou de qualquer outra pessoa.  quando a regência for de ÒKÒRÁN MEJI, a pessoa é altamente problemática, mas, se caso o outro ODÚ seja mais tranqüilo, terá seu caráter amenizado.  quando sair no jogo, deverá ser despachado a porta, com uma quartinha usada para esse fim.  presente deverá ser entregue em lugar alto, encruzilhada aberta do lado esquerdo, fazer Oriki, Ofó ÈSÚ, e, tudo que se fizer para ÒKÒNRÓM, deverá ser feito para ONA, ORITÁ e ODARA.  na volta do presente, dar comida a SANGÓ AIRÁ, OYA e ÒSÀLÀ, também em lugar alto.
2- EJIOKO OU OKO  responde Ibeije, Osalá, Sangó, Orunmilá Ajésaluga, Ogun e Esú. Apesar de Ibeije, responder nesta caída, é Osala quem comanda (protetor das crianças), por causa da personalidade instável de Ibeije.  quando esse ODU cai na 4ª caída, surpresas boas, cartas, dinheiro, lucros em negócios, amores, boas notícias, casamentos, amigação, noivado, convites para festas e fim de sofrimento.  na 1ª caída, fala em mediunidade, representa também ciências Ocultas; nas demais caídas fala de demandas, indecisões, gravidez.  quanto a personalidade das pessoas regidas por esse ODÚ ou sob sua influência, são muito alegres e felizes, possuem muita sorte, porém não chegam a ficar ricos, não são ambiciosos e procuram dividir tudo o que possuem. São muito confiantes, voluntariosos, geniosos, prepotentes, exigentes e tentam sempre impor suas vontades. Dessa maneira adquirem constantemente inimigos declarados e ocultos, pois pessoas desse ODU são muito invejadas e vítimas de inimigos traiçoeiros, acarretando muitas demandas para impedir o completo triunfo das pessoas sob essa influência.  para que possam ter sucesso deverão aprender a guardar segredo de todas as suas verdadeiras intenções e se algo sair errado, se tornam muito sofridas, quando algo não lhes sai como desejam, e, aí, fazem mexericos e criam grandes confusões, mas como geralmente possuem bom coração, logo se arrependem do que fizeram e procuram contornar a situação criada por eles mesmos e tentam tudo para reconquistar as amizades perdidas. Sofrem muito por doenças, amores não correspondidos, enfim, a personalidade é bem instável.  dar o presente num jardim ou na entrada da mata, ao voltar, dar bastante canjica nos pés de OSALA com 22 acaçás em cima, jogar OBI ABATA e ao dar ALAFIA, comer um pedacinho e o restante colocar em posição de ALAFIA em cima da canjica.
3 - ETAÒGÚNDÁ OU ÒGÚNDÁ  responde Ogun, Iemonja, Èsú, Oya, Obaluayê, Sango, Iyá Amapo. Ogun se apresenta com toda força da espada da Lei da justiça, é um ODÚ justiceiro, por ser ele o Senhor das lutas e das batalhas.  quando esse ODÚ se apresenta no jogo, o consulente deverá ser esclarecido afim de encontrar forças necessárias para enfrentar para enfrentar todas as situações desagradáveis e jamais recuar diante de qualquer obstáculo. Somente não deverá agir com impulso de maldade e sim espírito de bondade e esperteza, e muita calma, pois é uma indicação de dificuldade com alguns prejuízos e graves conseqüências. O consulente deverá ficar em alerta, pois haverá fracassos nas realizações de grandes projetos, quando esse fato acontece, é preciso que o consulente tenha muita calma e paciência, pois esse e um Karma imposto por esse ODÚ, e nesse momento, este deverá agir com prudência e acima de tudo com justiça. Não deve depositar confiança demasiada em certos amigos, pois no meio deles haverá um traidor, um falso amigo. - este só terá bons lucros e bons resultados, mediante seus próprios esforços e sacrifícios, pois deverá ter muito cuidado para não haver acidentes em rua, estradas, doenças graves e decepções. Os caminhos desse ODÚ, quando em suas fases negativas, poderão indicar também brigas, pancadarias, prisões, separações, desfecho de caso na justiça, documentos importantes sem andamento, rompimento de uma sociedade, falência e separação amorosa. - o consulente deverá ser alertado, quanto a todas essas possíveis situações desastrosas, incluindo também um aviso importante que haverá perigo de papeis comprometedores, nesse caso, este deverá ter muita calma e cautela com essa situação, e de que ele somente vencerá todos os obstáculos, se ele próprio tiver razão, pois esse ODÚ, só age pela razão. - o homem regido por esse ODÚ, é muito viril, sério e organizado; quando a mulher, tem muita fertilidade, mas não é sensual (sexy). Tanto um, quanto o outro, são radicais, olho por olho, dente por dente. Esse ODÚ, tem uma certa ligação com ÒBÀRÁ, portanto quando for dar presente a ÒGÚNDÁ, deverá se dar também a ÒBÀRÁ e a EJILASÉBORA, e o presente deverá ser em forma de triângulo. 4 – ÌROSÚN OU ÌOROSÚN - responde Oya, Sango, Egungun. Ewa Olokun, fala em Èsú e Òsàlá - devido o fato de Oya ter sido vítima de muitas calúnias e injustiças, ocasionadas por Egungun, e, sendo este ODÚ, um dos ODÚ de Oya, as pessoas regidas por este Odú, tendem a sofrer todos esse tipos de problemas. - porém Sango, nesta caída, responde com certa decisão e justiça. - Òsàlá, por sua vez, também promete dar um pouco de alívio e proteção. - devido ao Karma imposto por esse ODÚ, em sua fase negativa traz influências desagradáveis e causa principalmente ao seu consulente ou a quem é regido por ele, um círculo de falsos amigos. - este ODÚ tem grandes poderes de sabedoria, em sua fase positiva, ele propicia alívio a doenças e caminhos fechados, porém nem todos os problemas poderão ser totalmente resolvidos, mas pelo menos aliviados. - quando se posiciona à esquerda, indica grandes desgraças, ciladas, roubos, indecisões, calúnias, traições de pessoas amigas, acidentes, muitas tristezas, paixões violentas, muita falsidade, até mesmo dentro de casa e no trabalho, além de perigo de morte repentina. - já quando sai a direita, é indicação de que haverá resolução dos problemas por pior que sejam. Obs.: - este ODÚ, deverá ser encaminhado, sempre que sair na 1ª, 2ª e 3ª caídas. - se a 1ª caída for Irosun, 2ª Odi e a 3ª Ofun, é indicação de grandes choques de correntes negativas, está situação é por demais complicada, é perda em muitas coisas, mas principalmente no amor. - 4 acaçás, 4 moedas, 4 velas, 4 bolos de farinha, 4 ovos (mencionar somente o nome do ODÚ), para um agrado mensal, para os regidos por esse ODÚ. 5 - OSÉ - responde Òsún, Iemonja, Osòósi, Obá, Olokun, Oso, Ajé, Onilé, Ogun, Oduduwa, Obatala e Òrúnmilá. - quem possui esse ODÚ ou é regido duplamente com ele, possui poderes para feitiçarias, e, são imunizados ao feitiço, mas não quer dizer que não pode levar uma balançada. - é um ODÚ de grandes causas no seu lado positivo, propõe-se a defender o consulente em todos os aspectos. Ele determina fim de sofrimento, traz grandes possibilidades de triunfos e de cargos, terá possibilidades de se envolver com grandes personalidades, é também envolvido em mistérios, indica mediunidade, bom caráter, cargo de chefia na casa de santo e no trabalho. - quando esse ODÚ, dirigi o ÒRÍ da pessoa, a mesma é misteriosa, vaidosa, quando lhe é conveniente é mão aberta, possui muito charme, além de ser muito inteligente, gosta dos prazeres, são prosas e convencidas, ambiciosas, perseverantes e complicadas no amor, pensam em grandes lucros. Quase sempre são impetuosas na maneira de agir e com isso, perdem grandes oportunidades, pois sempre haverá um inimigo oculto, tentando com grandes esforços derrotar as pessoas desse ODÚ. - porém elas conseguem vencedor as batalhas e em pouco tempo se reequilibram, obtendo lucros, realizando seus desejos. - quando esse ODÚ, s e apresenta nas 1ª caídas consecutivas, é indicação de feitiçaria, e, nessa feitiçaria, quem responde é Èsú e Egungun. Este é o ODÚ invocado pelas feitiçarias (AJÉS) e feiticeiros, pois eles fazem pacto com as IYA MI. - quando sair 2 vezes, é indicação de magia e falsidade de mulheres, e o consulente será ludibriado com promessas que não serão cumpridas, também haverá perseguição de um homem. - também indica uma doença grave (mental), não tratada poderá levar à loucura, mas essa situação é passageira, fazendo ebó, todas as negatividades serão despachadas e todos os inimigos serão derrotados. Observações 5 + - situação em que OSÉ se propõe a ajudar situação favorável 5 - se faz ebó grande, dando caminho em lixeira grande + 5 onde tenha urubu. 5 5 - ebó em lixeiras pequena + 5 pode ser latões de lixo na rua + 5 - não há ebó, mas deverá ser dado presente à IYA MI numa jaqueira dentro de um bosque. + - igual a situação anterior 5 - Presente às IYAMI (para se livrar de invejas, feitiços, enviados por 3°) 5 bolos de farinha 5 bolos de arroz 5 ovos 5 moedas 5 velas acesas ao redor alguidar morim branco - Colocar no pé de uma jaqueira, 1° o pano, o alguidar, o cliente deverá apenas tocar as coisas na testa e no peito e colocar no alguidar. Isto poderá ser feito tanto no amanhecer quanto no entardecer. - quanto ao presente, entregar na cachoeira em lugar alto, na volta dar comida a ÒSUN, Osòósi e YEMONJA, fazendo ÒRÍKÍ de cada um. 6 - ÒBÁRÁ - responde Oya, Sango, Èsú, Abiku, Òsàlá e Òrunmilá - as pessoas que estão sob essa influência, quase sempre são vítimas de calúnia, problemas com justiça, rompimento com casos amorosos, perda de emprego ou de qualquer outra oportunidade boa, isto é, se ele se apresentar 3 vezes consecutivas, através de ebó, poderá a qualquer momento receber auxílio inesperado, portanto deverá pegar as oportunidades por melhor que se apresentem. - as pessoas regidas por - esse ODÚ impõe muitas influências negativas, tanto para o consulente, quanto para as pessoas regidas por ele. - devido a forma carmática muito pesada a qual esse ODÚ propicia, as pessoas se tornam muito perturbadas, negativas e lutam com grandes dificuldade tentando realizar algo importante na vida, porém todos os caminhos se fecham. - geralmente, elas sofrem constantemente, problemas de doenças, correndo alguns riscos de vida, pois esse ODÚ, pode ocasionar de um momento para o outro a morte, tanto por enfermidade quanto por acidente grave ou por um crime. - na verdade, esse ODÚ, repentinamente causa supressão com a morte, não permitindo por muito tempo tratamentos médicos e nem trabalhos espirituais. - para as pessoas desse ODÚ, existe um fator muito importante: quando ele está em boa fase, ele oferece vitórias sobre todas as lutas e inimigos, os quais tentam guerrear com armas baixas, caluniando, difamando, dando falsos testemunhos, intrigando e fazendo magias pesadas, etc., com propósitos mesquinhos tentando denegrir a boa imagem e a dignidade das suas vítimas. - somente com um grande ebó, muitas obrigações e muita calma, o consulente poderá gradativamente atingir seus objetivos, caso contrário o mesmo perderá tudo, até mesmo a própria vida. - para as pessoas que vão viajar ou que trabalham viajando, deverão ter cuidados especiais fazendo ebó. - para as pessoas que irão submeter-se a cirurgias, também deverão fazer um ebó. - as pessoas desse ODÚ, embora aparentemente estejam em boa situação, deverão agradá-lo uma vez por mês (dia 11 de cada mês), mas atenção, não é dar caminho, mas sim agradá-lo. O tipo de agrado mensal, não é o mesmo que o anual, é mais simples. - as pessoas desse ODÚ, deverão usar constantemente um patuá especial, banhos de folhas em defesa, afim, fazer OFÓ e ORIKI. - as pessoas desse ODÚ ou influenciadas por ele, é necessário além de ÈBÓ ODÚ, verão fazer um ebó IKÚ para um espírito de uma antepassado o qual sempre tenta viver encostado com propósito de levar a pessoa. - quando ÒWÓRÍN MEJI, para se obter um bom caminho na vida, é preciso quase que "nascer de novo", isto é: fazer feitura de Orixá, confirmar-se Ogã ou Ekeji, quando for o caso de confirmações. - as virtudes desse ODÚ, são muitas: mediunidade, vidência, premonições, sorte no jogo, no amor, em comércio e vitória sobre os inimigos, só que de forma lenta e muito sacrificada. - quantas vezes esse ODÚ se apresentar no jogo, quantos serão os caminhos. 11 - caminho de estrada + 11 - caminho de mato cercado de perigos 11 - caminho de água 11 - caminhos perigosos + + 11 - perigos em vigor 11 + - absolvição 11 - última oportunidade 11 + 11 - última solução nascer 11 para o orixá + 11 - perigos a caminho 12 - EJILASÉBORA - responde Sango, Ilé, Èsú, Ajê e Òrúnmilá - esse ODÚ, é o mesmo que outorgou poderes aos 12 ministros de Sango, os quais apenas 6 podem absolver ou condenar. - as pessoas sob a influência desse ODÚ, ou regidos por ele, são pessoas prestativas, inteligentes, justas, possuem bom coração, e mesmo quando ocupam uma posição social elevada, jamais perdem a pose de um rei ou de um ministro. - o homem desse ODÚ, é quase sempre predestinado ao trabalho pesado, mas encontrará sempre ajuda de um amigo no momentos difíceis, também poderá receber uma herança e ter grande futuro, agora, tanto para o homem, quanto para a mulher, ele prediz que haverá sempre muitas batalhas na vida. - quando esse ODÚ se apresenta no jogo, deve-se despachar a porta e encerra-se o jogo imediatamente, soprando-o em direção à rua com as duas mãos. - quanto ao consulente, comente realizará seus internos, mediante feitura de orixá ou confirmação (Ogã ou Ekeji), ou de uma grande obrigação, pois caso contrário, o mesmo fracassará. - com relação ao jogo, o cliente deverá fazer um pequeno ebó (tudo branco de n° de 4), dar-lhe um banho de folhas frias e mande que retorne após 3 dias, durante os quais deverá tomar banho com as filhas que foram preparadas para ele, ao voltar dar-lhe o 4° banho e, voltar para o jogo e abri-lo de onde parou. - quando sair no jogo, ÒSÁ e em seguida EJILASÉBORA, indica que o consulente terá grandes dores de cabeça, podendo se tornar um ébrio ou um débil mental, essa indicação também é estendida à alguém da família, que correrá o mesmo risco. - quando esse ODÚ, se apresenta em qualquer posicionamento, encerra-se o jogo, pelo fato do mesmo dar o veredicto que a solução será mediante a uma grande obrigação de orixá. - a finalidade desse ODÚ, é avisar de perigos que poderão vir a acontecer tais como: prisões, brigas, misérias, sangue, ruínas, perdas de tudo e desgraça total caso não seja afastado os fatores negativos através do ebó e grandes obrigações aos Orixás. 7 - dar caminho a ODI, ÒSÁ e ÌROSÚN 12 + 9 depois dos ebós feitos, espera-se 4 dias para voltar 4 a jogar, porém apenas com 4 búzios perguntando Òrùnmilá, quais os tipos de obrigações que deverão ser feitas para o cliente e para quais orixá. - quanto ao presente, deverá ser entregue numa pedreira, bem alto, no raiar do sol, de frente para o nascente, fazendo o ORIKI. Na volta dar comida à SANGO. 13 – EJILOGBON ou OLOGBON - responde Obaluaiyé, Nanã, Egun, Ogun, Òrunmilá. - Esse ODÚ é um dos mais velhos e as pessoas regidas por ele, poderão vencer as maiores dificuldades, mas não possuem muita sorte no amor e, por essa razão, vivem constantemente perturbadas, porém não deixam de ser trabalhadoras, honestas ao extremo, possuem muita vontade própria, são muito conscientes, sensíveis, e quando se sentem agredidas se tornam momentaneamente vingativas.QUE SOLIDARIZA CONOSCO IBÁ AKODA COMO SE FOSSE DE NOSSA PRÓPRIA FAMÍLIA IBÁ ASEDA SUA BENÇÃO, PRIMEIRO SER CRIADOR NA TERRA OLOJO ONI IBÁ A RÉ O SUA BENÇÃO, CRIADOR DO DIA DE HOJE ASÉ ASÉ ASÉ
PARA SER REZADA A TERMINO DO JOGO, COM O OBJETIVO DE PASSAR A RESPONSABILIDADE AO CLIENTE, QUANDO ESTE RESOLVE NÃO TOMAR CONHECIMENTO DO LHE FOI DITO. ORUKO AWON / ORISÍ IFÁ MIRAN TOUÁ NIKE YORUBA TI O IÁ TO SI ÒRÚNMÌLÁ MI ABIBÁ / OOBI UNLE OLOKUN OLOKUN AWO UO MIPE Obs.: acostumar-se a rezar após a saudação de abertura, antes de iniciar o jogo, pois com certeza, não terá esquecimento ao terminar, pois é muito comum acontecer de esquecer. Passe imediatamente a responsabilidade.
Relação Odu / Orisa Marcação para Orisa Cor para identificação 1 Èsú 1 Èsú vermelho e preto 2 Ibeiji 2 Omólu preto e branco 3 Ogun 3 Ogun verde 4 Iemonja 3A Logun amarelo e azul 4’ Iemonja/Ogun/Oya 4 Iemonja 5 Èsú 5 Ode azul claro 5’ Èsú / Beseyn 5A Ossayin verde e branco 6 Ibeiji / Òsálà 6 Sango vermelho e branco 7 Èsú / Sango 7 Oyá marrom 8 Omólu/Oguiã/Òrúnmílá 8 Òsún amarelo 9 Oyá 9 Ewa laranja 9’ Oyá/Iyá/Iemonja 10 Beseyn amarelo e preto 9’’ Oyá/Iyá/Iemonja/Sango/Omólu 11 Oguiã azul e branco 10 Òsálà / Esú / Iya 12 Òsálà branco 11 Ogun / Ode 13 Oba vermelho 12 Sango / Omólu / Èsú 14 Nanã roxo 13 Nanã 15 Ibeiji 14 Iemonja Tempo 14’ Iemonja / Òsún 15 Ewa 16 ÒRÚNMÌLÁ
ODÚ por ordem de chegada 1 - Ogbè 9 - Ògúndá 2 - Òyèkú 10 - Òsá 3 - Ìworì 11 - Ìká 4 - Odi 12 - Otúrúpòn 5 - Ìrosún 13 - Òtúrá 6 - Òwórín 14 - Ìrètè 7 - Òbàrá 15 - Osé 8 - Òkònrán 16 - òfún Nome dos ODU após OSÉTÚRÁ 1 - Òkònrán 9 - Òsá 2 - Oko ou Ejioko 10 - Òfún 3 - Etaògúndá 11 - Òwórín 4 - Ìrosún 12 - Ejilasèbora 5 - Osé 13 - Ejiologbon 6 - Òbàrá 14 - Ìká 7 - Odi 15 - Obetegunda 8 - Ejionilé 16 - Ìrétè Aláfia ou Òrúnmìlá
Correspondência dos ODÚ por ordem de chegada com os após OSÉTÚRÁ
1 - Ogbè 8 - Ejionilé 2 - Òyièkú 13 - Olugbon 3 - Ìworí 15 - Obetegunda 4 - Odi 7 - Odi 5 - Ìrosún 4 - Ìrosún 6 - Òwórín 11 - Òwòrín 7 - Òbàrá 6 - Òbàrá 8 – Òkonrán 1 -Òkònran 9 - Ògúndá 3 - Etaògúndá 10 - Òsá 9 - Òsá 11 -Iká 14 - Ìká 12 - Otúrúpòn 12 - Ejilasèbora 13 - Òtúrá 2 - Oko ou Ejioko 14 - Ìrètè 16 - Alafia - Ìrètè 15 - Osé 5 - Osé 16 - Òfún 10 – Òfún
Da união do Odú Osé e Òtúrá, nasceu OSÉTÚRÁ Como e quando deve-se encaminhar as fases negativas Apenas 1 caída 1 – Òkònrán, 4 – Ìrosún, 7 – Odi, 9 - Òsá, 10 – Òfún, 11 – Òwórín, e 13 - Ologbon Apenas 2 caídas 5 – Osé Apenas 3 caídas 2 – Ejioko, 3 – Etaògúndá, 6 – Òbàrá, 8 - Ejionilé, 14 – Ìká e 15 - Obetegunda Odu que são envolvidos apenas com Esú 1 – Òkònrán, 6 - Òbàrá e 7 - Odi Odu envolvidos apenas com Egun 4 – Ìrósun, 9 – Òsá, 10 - Òfún e 13 - Ologbon 11 – Ówórin é envolvido com Èsu e com Egun Não podemos esquecer que a maneira de encaminhar os Odú é diferente da forma que se lê. Na leitura lê-se 1ª, 2ª e 3ª caídas seguindo a seqüência da jogada dos búzios. 1ª Norte para 1° caminho - encruzilhada, mato ou estrada
Leste e dependendo da categoria do ODÚ 2ª Leste para 2° caminho - praça, estrada ou mato 3ª Sul 3° caminho - rio, mar aberto (água) Obs.: Quando na 1ª caída sair o ODÚ 5, 8 ou 10, estes estão trazendo um aviso / alerta, que não devemos deixar passar em branco.
Respostas para o Jogo de Obi / Orogbô / Búzios 1. se os 4 pedaços caírem com a parte interna virada par cima, a resposta é Sim = Aláfia; situação favorável, afirmação. 2. quando a situação for inversa ou seja, quando a parte externa está para cima, a resposta é Não = Oyiekú; negação, desastroso, total desfavorecimento. 3. se caírem 2 partes externas e 2 partes internas a caída chama-se Eji Laketú; talvez, alguns interpretam como afirmação, ocorrerá o que se perguntou. 4. quando cair 3 partes internas para cima e 1 para baixo, a resposta é "quase" boa = Etaawá; grande possibilidade de se positivar. 5. se caírem 3 partes externas para cima e 1 para baixo, a resposta é desfavorável = Okònrán; , negação, difícil haver situação favorável. Obs.: em caso de respostas desfavoráveis, ou seja, não cair Aláfia, repete-se o jogo mais 3(três) vezes não esquecendo, nessas repetições, de esfriar-se o chão (com a quartinha) e usar um pouco de mel, depois coloca-se também no prato que está se jogando. Se as 4 (quatro) tentativas forem desfavoráveis, verifica-se o que está contrariando o Orìsá ou o Òrí. Após a verificação, engrandece-se um pouco mais as oferendas ao Orìsá. Quando a caída se mantém negativa, coloca-se as partes do Obi ou Orogbô em cima de um acaçá, em posição de Aláfia, leva-se para Onilê (Terra), não esquecendo de esfriar a porta, volta-se ao quarto de santo e começa-se tudo de novo com outro Obí/Orogbô. Se ao jogar novamente o jogo se fecha, repete-se a mesma operação, só que dessa vez, despacha-se também as comidas secas, encerrando-se a obrigação por esse dia, deixando-se tudo para o dia seguinte. No outro dia, lava-se, defuma-se os bichos e faz-se apenas canjica e acaçá, recomendando a jogar, agora, se fechar novamente, não tem mais o que discutir, deverá ser levado tudo, inclusive os bichos para o mato e oferece-se para o Orìsá, para quem seria feita a obrigação.

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