domingo, 27 de abril de 2008

As Esposas de Odùduwà -


- "O artefato pode por hipótese, ser o da cabeça de uma Óònì feminina", ou ainda, esposa de algum Óònì de Ifé, note que na cabeça o suposto Aré, não esta completo. -

Algumas das esposas de Odùduwà :

Olóòkun Seniade : Ìyá Òkun, a Mãe e dona do Mar, a primeira e a favorita de Odùduwà. A senhora da prosperidade, fartura e riqueza como o proprio mar, a mãe de Ògún e Ìsèdélè.

Osààrá : "aquela que foi abençoada com muitos filhos", é cultuada no santuário de Olóòkun e tem sua festa anual chamada de Àgbon.

Omìtótó-Òsé : uma das favoritas, mãe de Ajíbogun, que mais tarde se tornou Owá Obòkun, que fundou as cidades de Ìbòkun e Ilésà. Alguns dizem que ela adotou ou foi mãe de Obàloràn, natural de Ìloràn, que mais tarde se tornou chefe de Ilódè, cidade natal de sua mãe. Outros ainda dizem, que ele foi filho de Sàpàrákùnní, então donzela de rara beleza que vivia com sua irmã Omìtótó, casa esta, que Odùduwà visitava com muita frequência, e que teve noites de intenso amor. Com isso conheceu e se apaixonou por Omìtótó, com quem mais tarde se casou.

Ojùmmu-Yàndà : à que fez esforços sucessivos para conter e mediar às longas disputas entre Odùduwà e Obàtálá.

Lakanje : também conhecida como Aníhunka, a mais bela e sensual das esposas, a mãe de Òrànmíyàn.

Omonide : à quem teve vários filhos de Odùduwà, entre eles alguns que se tornaram Oba, como o Alákétu e o Aláké. Dizem também, que ela ou um dos seus descendentes foi quem fundou a cidade de Abéòkuta.

Ogunfunminire : dizem que foi mãe de muitos filhos de Odùduwà e foi quem fundou a cidade de Lagos.

Yèyémòólú : foi a mais velha (em idade) de todas as esposas, tinha a responsabilidade de supervisionar toda à alimentação servida a seu esposo. Dizem, que se transformou em um poço de água potável e extremamente saudável. Por este e outros motivos, todos os Óònì que reinaram e reinarão em Ifé, sem "casam" primeiramente com ela antes de morarem definitivamente no palácio como Óònì, onde até hoje existe o poço que Yèyémòólú se transformou e onde é reverenciada.

Àtìbà : para uns ela não teve filhos, para outros foi a mãe dos Oba Osemofarawe e Ebumàwe que foi o fundador da cidade de Àgó-Ìwòyè. Foi uma das esposas que mais idade tinha, e se transformou numa pequena peça de granito, hoje na entrada do Museu de Ifé.

Nenhum comentário: