quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ifá Olóòjó Èléri Ípìn E káàbó o! Igbó Orunmílà Bábá Ifá



Iya Olokun
Ile Iyami Olokun Seniade
Ile Iyami Olokun Seniade é uma casa que traz as tradições do culto africano. Iyalorisa Damilola é a sacerdotisa iniciada no culto à Orisa e faz iniciações no Orisa Olokun, trabalha com Orisa Aje(Orisa da Riqueza) entre outros Orisa do panteão yoruba.

O Odu revelado no ano para o mundo inteiro e como isto afeta todos e variado no ano de 2009/2010 é OTURA-ELEFUN-UNDERE (OTURA OFUN).

Dentro deste Odu, Ifa prevê a sorte com vida longa e prosperidade para todos devotos de Ifa por todo o mundo.

Ifa aclama dentro de todos estes que nasceram por este Odu que durante o Ikosedaye ou Itelodu alimentar seus respectivos Ifa com 16(dezesseis) caracóis (igbin) e dois obi com 4 gomos. Se isto foi feito, vida longa e prosperidade é garantida.

Entretanto o território que alimenta Ifa não deve ser feito por uma pessoa, ele ou ela deve convidar um Awo dele/dela para vir e alimentar para ela/ele, só assim será aceito pelas divindades que for alimentar.



Para todos os devotos de Ifa, eles precisam para cada um apreciar Ifa com dois caracóis e dois obi. De novo, Awo deve convidar outro para fazer isto. Para uso individual ou em grupo a apreciar suas divindades ou Ifa, precisa que chame um Awo competente para fazer com que isto tenha alguma razão, senão a oferenda não será aceita.



AS PRINCIPAIS MENSAGENS



1. Ifa impõe todos estes devotos garantir que toda manha, eles protestam e mentem na residência(templo) para Ifa. Enquanto eles estavam protestando suas posições, eles irão exigir para qualquer coisa que eles precisarão de Ifa e seus pedidos serão garantidos. Ifa igualmente aconselha para cada individuo ou grupo para oferecer o ebo com 2 ratos, 2 peixes, 2 pombos, 2 igbins, 2 galinha de angola, 2 galos e dinheiro. Se isto for feito, todos poderão ficar tranqüilos contra esta irá.





Ope ja suuru kanle

Dia fun Orunmila

To ji l’owuro kutukutu

Ti nsunkun oju oun o kan’re

Ebo ni won ni ko waa se

O gb’ebo, O ru’bo

Nje aje lo wu mi mo wole Ifa

Mariwo Ope ja suuru kanle

Iwo l’Awo ojumo ire o

Aya/Oko ire lo wu mi mo wole Ifa

Mariwo Ope ja suuru kanle

Iwo l’Awo ojumo ire o

Omo ire lo wu mi mo wole Ifa

Mariwo Ope ja suuru kanle

Iwo l’Awo ojumo ire o

Ire gbogbo lo wu mi mo wole Ifa

Mariwo Ope ja suuru kanle

Iwo l’Awo ojumo ire o





A palmeira(mariwo) quebrou e dividiu-se diretamente ao chão

Esta era a mensagem de Ifa para Orunmila

Quando ele levantou cedo pela manha

E estava chorando por sua inaptidão por ver muitas iras(maldades) pela vida

Ele foi aconselhado a oferecer ebo

Ele cumpriu e fez

Eu preciso de riqueza e eu protesto por Ifa

“Mariwo Ope ja suuru kanle”

Voce é o Awo de um amanhecer assombroso

Eu preciso de uma boa esposa e eu protesto por Ifa

“Mariwo Ope ja suuru kanle”

Voce é o Awo de um amanhecer assombroso

Eu desejo um bom filho e eu protesto por Ifa

“Mariwo Ope ja suuru kanle”

Voce é o Awo de um amanhecer assombroso

Eu rezo por todas as iras da vida e por uma mentirosa residência(templo) de Ifá.

“Mariwo Ope ja suuru kanle”

Voce é o Awo de um amanhecer assombroso







2. Ifa assegura a todas as crianças que dentro deste ano, elas irão ocupar uma importante e grandiosa posição. Elas irão também ser graciosas e terão sucessos.



Cada devoto precisa oferecer com um pacote de roupa branca, 8 pombos brancos e dinheiro. Cada pessoa precisa apreciar sua Ori com um Pombo branco e mel.



Otura funfun Sese

Dia fun Lekeleke

Ti nraye awure

Ebo ni won ni ko waa se

O gb’ebo, o ru’bo

Nje, Lekeleke gba mi leeekan o

Labalaba gba mi leeekan o



Otura funfun Sese, o branco imaculado Otura

Ele adivinhou Ifa para Lekeleke

Quando foi para uma jornada para boa sorte

A ele foi aconselhado a oferecer ebo

Ele completou a oferenda

Por favor lekeleke infete minhas unhas com suas esbranquiçadas para ter muita sorte

Labalaba, por favor infete minhas unhas com suas esbranquiçadas para ter muita sorte.







3. Ifa diz que muitos devotos de Ifa não tem ainda atendido suas altas posições na vida. Ifa assegura a eles que este ano será o ano que eles irão tirar um grande passo perto para suas altas posições.



Ifa aconselha a cada pessoa oferecer ebo com 3 pombos brancos, 3 angolas e dinheiro. Eles também precisam oferecer aos seus Ori individual um peixe, mel e dinheiro.



Oturara funfun, Awo Ori

Dia fun Ori

Ori nsunkun alainibudo

Ebo ni won ni ko waa se

O gb’ebo, o ru’bo

Ori je n nibudo

Ori je n nibudo gbayi o



Translation:

Otura funfun, the Awo of Ori

Ele adivinhou Ifa para Ori

Quando chorava que nao tinha estabilidade na vida

Ele foi aconselhado a oferecer ebo

Ele cumpriu

Ori, por favor deixe-me ter estabilidade

Meu destino, deixe-me ter estabilidade de agora em diante.





4. Ifa diz que apesar da maioria dos devotos de Ifa irão eser colocados em posições estratégicas neste ano, eles também precisam oferecer ebo tal que eles não irão ter problema de visão (no sentido literal e figurativo da palavra).



Ifa aconselhar a cada pessoa ou grupo oferecer ebo com 3 pombos, 3 galionhas d`angola, 3 galos e dinheiro. Dentro disto ifa diz:



Otura funfunfun

Awo Oju lo dia f’Oju

Oju nlo ree je Oloja lawujo ara

Ebo ni won ni ko waa se

O gb’ebo, o ru’bo

Oju wa je Oloja nigbayi Ifa

E je n maa rin

E je n maa yan o



Translation:

Otura funfunfun

O Awo de Oju adivinhou Ifa para os Oju(olhos)

Quando ele seria o governante do corpo

Ele foi aconselhado a oferecer ebo

Ele cumpriu

Oju, os olhos foram governatens do corpo deste tempo em diante

Deixe-me andar corajosamente

Deixe-me combiner majestosamente...


ORISA/IRUNMOLE AFILIADOS Á OTURA-OFUN



- Ifa

- Odu

- Ori

- Sango

- Egbe

- Obatala
Aje

- Olokun

- Esu Odara





TABOOS DE OTURA – OFUN

- Não deve ignorer os conselhos dos mais jovens. A juventude são umas das bençãos com previsão e conhecimento para guiar e aconselhar neste ano.

- Não deve reveler negocios secretos ou outros coisas para evitar pessoas invejosas estrague seus negócios.

- Deve evitar trabalho forçado na fazenda.

- Aqueles que nasceram por estu Odu não devem pegar qualquer herança materna.

- Nunca deve matar abelhas ou destruir colméias – evita estar triste e malsucedido na vida.

- Nunca usa pluma(pena) para qualquer coisa – evita não encontrar a fortuna.

- Não deve imitar ninguém – evitar calamidade e desastres.



ABORU ABOYE



S. SOLAGBADE POPOOLA

CHAIRMAN

ETHICS AND SCRIPTURE

International Council for Ifa Religion."




Texto redigido e traduzido por Awo Ifadayo Akinkanju





Abôru Abôyç Abôÿiÿê, Ôgbö atô asuré Ìwõrì`Wôfún



Awo Ifádayô Akínkanjú

Ajôdùn Ilé Ìyámì Olôkun Seniadç



Orunmilá boru, Orunmilá boyé, Orunmilá bosise!



Este é o comunicado aos integrantes do Ile Iyami Olokun Seniade através do 2° festival anual realizado no dia 11 de Junho de 2009.



Como os membros sabem, Awo Ifadayo Akinkanju sempre se esforça para o bem estar de todos que chegam a Ile Iyami Olokun Seniade trazendo os versos de Ifa e sua sabedoria. Ao longo de dois anos especificamente Ifá me advertiu de fazer um etutu(ebó) completo a casa com o devido ajodun(festival-festa), fazendo um ipade (reunião) com todos os filhos da casa onde a Orisa Olokun sempre salientou a importância da união familiar. Nestes dois anos Ifadayo expôs versos de Ifa (Esé Ifa) no site http://iyaolokun.spaces.live.com e site http://i-o-e.spaces.live.com falando sobre união, igualdade e sabedoria.



O primeiro ensinamento de Olokun é o iwa rere – bom caráter. Seja integro e cuide de suas ações para que não percam créditos, o segundo, s`otito – dizer a verdade. Diga a verdade mesmo que o coração diga para não fazê-lo, só assim será abençoado.

Agora tornando a publico o que esta sendo passado por alguns Babalawo é de especifica advertência que talvez sirva para quem for ler este artigo, pois é muito bem visto em ambos os sites pela internet nós trazemos os seguintes versos que foram “sacados” durante os rituais prescritos.

A primeira palavra de Ifa é Ogbe-odi (Ogbedi – Ogbe-Idi) salienta em IRE (sorte) vida longa e saúde para os seguidores sérios e corretos da religião, e descreve o propósito de haver muitos pecadores dentro do culto Ifa-Orisa não respeitarem o próximo, eles sempre irão pagar por todos esses pecados. Ifá diz que nesse momento há muitas pessoas despreparadas agindo ao contrario das “leis” ao qual ele Ifá passa a todos os seguidores, mas desperta a sorte e reconhecimento para que os injustiçados não percam as esperanças dentro do culto, este odù ifá diz que estes injustiçados sempre acharão o caminho da felicidade plena através de outro sacerdote politicamente correto. Os não politicamente corretos ou os que não sabem por não entenderem (tudo a base de suposição), Ifá alerta nesse odù ifá a levar as pessoas a morte se não forem cuidadas corretamente, a ponto de o próprio sacerdote/sacerdotisa morrer com o próprio fracasso inesperado ou esperado (suposição).



Importante que Ifa revelou através deste odù ifá, que se as pessoas estão despreparadas para realizar algum sacrifício a outrem, o sacerdote nunca deve fazer algum ritual sem a presença de outros perto dele a fim de não haver demasiadas ocorrências, ele pode ser culpado por isso.









Ogbé`Odí

Ogbedi

Ogbe`Ìdí



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Ònà ta sàn-àn gùnkè



Díá fún Òrúnmìlà






Ifá n lo ra Ìgèdè lérù



Wón ní Ìgèdè ni yóó paá



Òrúnmìlà ní ko ní lè pa òun o



Ó ní òun ti di ewé ARANIKÁDI



Òun ò lètí àgbó-áàsán



Ó ò ti di ewé ARANIKÁDI



Òun ò létí àgbó-ìgèdè





O caminho subiu a colina com uma agilidade considerável

Foi quem lançou Ifá para Òrúnmìlà

Ao ir comprar o ÌGÈDÈ

As pessoas disseram que Ìgèdè o mataria

Òrúnmìlà respondeu que ÌGÈDÈ nunca pode mata-lo

Ele disse que deve-se voltar para as folhas de ARANIKÁDI

E não tem nenhuma orelha para ouvir as palavras más

Use agora as folhas de ARANIKÁDI

Ele não pode ouvir as más invocações.







Õríÿà: Õrí, Orúnmìlá, Êÿú, Ôbàtálá-Ìyémoo, Ôlôkun, ßàngö, Oòsa Okó e Ôgún



Ogbe`Idi ni: “

'

Òrúnmìlà ní ko ní lè pa (Igede) òun o - Orunmila disse que Igede nunca pode mata-lo”



Logo em seguida o odu ifá Iwori`wotu (Iwori`Otura) revela como a disciplina leva a educação de um iniciado ao culto a Ifa ou Orisa, é o fruto do reconhecimento dentro de cada passo tomado de ensinamentos. Ifá diz que o reconhecimento passa a ser averiguado desde que o sacerdote-sacerdotisa passe a formular o respeito e seguir as funções prescritas dentro de um contexto em geral no culto Indígena yoruba.



Iworí`Wôtú

Iworí`Ôturá



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Iwori Wotu peerepé
Dia fún eni janhin janhin
Eyi ti yoò si waa d`eni regiregi
Won ni ko sakáalé ebó ni sise
O gbe´bó o r´ubo
Eni janhin- janhin
Ni mo ti nse o
Ope ifá lo so mi d`ogbóni o



Iwori Wotu peerepe
Foi ele consultado por Ifá de não reconhecido
Que depois se convertiria
Em uma distinguida personalidade
Ele foi aconselhado a oferecer sacrificio
Ele fez
Eu existo para ser uma pessoa reconhecida
Ifá é o que havia me convertido agora em uma pessoa importante.



Ifa disse que não importa o quanto as pessoas estão passando por dificuldades, eles nunca irão cair. A disciplina, respeito, humildade e caráter são aspectos importantes ao qual Ifa revela em ambos os odù Ifá, e toda e qualquer pessoa hoje naturalmente precisa de um bom sacerdote para atingir a felicidade plena.

Ambos odu Ifá relatam a presença de novos filhos que devem tomar cuidados para a mulher não perde-los na gestação se ao fizerem os ebó descritos.



Ìbì : Ifá revela que as pessoas sempre procuraram um modo para cuidas que suas emoções não sejam balanceadas por pessoas que não as levem a sério, elas sempre procurarão um refugio em outro lugar. Elas devem apreciar Ori, Eledá e procurar apaziguar as frustações pedindo ajuda a Obatala em conjunto a Iyemoo (esposa de obatala), porque a felicidade esse ano esta andando junto com o matrimonio e riqueza. Procurar sempre não apreciar Ori sem ter intermédio das palavras de Ifa e Orisa, Ori e Eleda lhe levará aonde você encontrará o repouso.

A palavra Igede é uma reza sagrada ao qual as pessoas fazem para pedir ajuda, caso precise “vomite” igede diariamente.



Ire : Ifa disse ire em abundancia mas revela sempre que deve-se fazer sempre um ebo completo, nada se faz pela metade. Aos iniciados em Ifá há uma grande chance de serem reconhecidos e um tanto mais populares depois de mostrarem a gratificação em seus trabalhos. Os Orisa descritos acima devem serem cuidados em decorrer do ano, tudo em seu devido tempo.

Ifá diz para quem abrir um novo negocio, antes deve-se a ter a exigências e dependendo da ocasião, nem sempre as oogun(medicina-magia) serão as melhores formas para chegar ao sacrifício certo. É muito importante saber que a terra também é um Orisa, e também devem serem apreciados. No caso de querer ter um filho, o Ifa revela que deve-se apreciar Opa Osún antes do nascimento.







O EEWO (proibições) dos odu:



· Não deve praticar o mal

· Não é aconselhavel usar a imagem de outra pessoa para beneficiar-se

· Não deve conviver com pessoas que fazem maldade

· Não comer doces demasiadamente por um período





Ese Ifa - Practical Ifa: For the Beginner and Professional; Oloye Solagbade Popoola





Abôru Abôyç Abôÿiÿê, Agbö atô asuré Ìwõrì`Wôfún



Awo Ifádayô Akínkanjú

Ìyálôríÿà Ôlôkundamilôla


Ori - Transformação
Orí e Çlçdá
A transformação do ser humano



Combinação do ODU de IFÁ



IRETE - OFUN



II II I I

I I I I

II II II II

I I I I





"ATEFUN - apelido de Ifá sábio,

Adivinhava o oráculo às 401 divindades,

Estavam indo ao estado de perfeição,

O sábio de ORÍ "adivinhou" oráculo para ORÍ;

ORÍ estava indo ao estado de perfeição (ÒDE-ÀPÉRÉ),

Mandou-lhe fazer sacrifício,

Somente ORÍ, o único quem fez,

O seu sacrifício foi abençoado,

Portanto ORÍ é maior que todas as divindades,

ORÍ é mais forte que as divindades,

Somente ORÍ chegou no estado de perfeição.

O iniciado sacrificou!

ORI é forte, mais que os òrìsà."



Para qualquer Yorúbà, a palavra ORI tem uso amplo. ORI em um primeiro momento quer dizer cabeça; e simboliza também - o ápice de todas as coisas; o mais alto desempenho, portanto contém o superlativo ou seja o Zénite. Por exemplo, a cabeça é a parte mais alta e mais importante do corpo humano, é a moradia do cérebro que controla o corpo inteiro. O líder ou chefe de qualquer organização é referido como "Òlórí", ORI é cabeça ou mente, cabeça é alta, alto é supremo e o ser supremo é OLODÙMÀRÉ (SENHOR DO DESTINO).

No corpo humano ORI se subdivide em duas colocações:

1) A cabeça física - é o crânio humano, onde está o cérebro que usamos para o pensamento e controle das outras partes do corpo; consciente ou inconsciente; os olhos para tudo ver; o nariz para respirar e cheirar; orelhas para ouvir; a boca para alimentar e falar; a língua para saborear; nossa essência masculina ou feminina está na cabeça, o rosto que dela faz parte nos distinguem uns dos outros, imprimindo uma identidade individual; sem a cabeça o homem e mulher seriam como qualquer "X".

2) A cabeça espiritual está subdividida em mais duas partes a saber: Cabeça Espiritual

APARÍ-INÚ (Cabeça espiritual interna) - ORÍ-ÀPÉRÉ (destino ou parte divina de cada um: escolhido no domínio de ÀJÀLÁ - divindade de ORÍ.

ORÍ-ÀPÉRÉ é acumulação de destino individual; Isto é: ÀKÚNLÈYÀN, ÀKÚNLÈGBÁ e ÀYÀNMÓ.

AKUNLEYAN é a parte do destino que cada um escolhe por vontade (livre arbítrio) própria AKUNLEGBA é a parte do destino o qual está adicionada como complemento de AKUNLEYAN AYANMO é aquela parte do destino que nunca pode ser mudado. Por exemplo - pais, sexo, karma, etc. Mas Akunleyan e Akunlegbá podem ser melhorado enquanto Ayanmó não pode ser modificado . O destino ORÍ-APÉRÉ está escolhido no domínio de AJALÁ (divindade proporcionou o Orí).

APARI INÚ é de caráter individual, uma pessoa poderia chegar a terra com bom destino, mas, sem boa conduta; A maldade da cabeça espiritual interna danificará definitivamente o bom destino, o inverso também acontece. Porém o "destino" pode ser modificado, numa certa medida, quando certos segredos são conhecidos, dentro de um contexto e conhecimento da Teologia Yorubana.

Contudo ORÍ é o mais importante entre as divindades. Na ordem de importância - o primeiro é Orí; o segundo é a mãe, e se ela tenha morrido, seu espírito; em terceiro lugar é o pai, e se tenha morrido, o seu espírito; em quarto lugar, IFÁ e a seguir, seu orixá e as outras divindades.

(Por Gbolahn Okemuyiwa e Awo Ademola Fabunmi - traduzido por: Adélékè Àdìsá Ògún; Reformulações Awo Ifadayo Akinkanju)

Abôru Abôyç Abôÿiÿê, Ôgbö atô asuré Ìwõrì`Wôfún

Awo Ifádayô Akínkanjú

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