quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

CANDOMBLÉ !!!

UMA RELIGIÃO SEM MISTÉRIOS A SERVIÇO DO POVO.
''ORÍ''
combinação de odú de ifá - irete(14) e ofún(16).
'' atefun- apelido de ifá sábio-adivinhava ó oráculo ás 401 divindades,estavam indo ao estado de perfeição,o sábio de orí''adivinhou''oráculo para orí;orí estava indo ao estado de perfeição (óde-ápéré),mandou-lhe fazer sacruficio,somente orí,o único que fez, o seu sacrifício foi abençoado,portamto orí é maior que todas as divindades,orí é mais forte que as divindades ,somente orí chegou no estado de perfeição.o iniciado sacrificou!orí é forte ,mais que os orixás
para qualquer yoruba,a palavra orí tem uso amplo.orí nun primeiro momento que dizer cabeça;e simboliza também-a ápice de todos as coisa ;o mais alto desempenho,portanto contém o superlativo ou seja o zénite .por exemplo, a cabeça é a parte mais alta e mais importante do corpo de um humano ou ser vivo,é a moradia do cérebro que controla o corpo inteiro.o líder ou chefe de quaquel organização é referido como '' olóri ( a cabeça),orí é cabeça,cabeça é alta ,alta é supremo e o ser supremo é ''ôlôdumarê'' -(deus maior).
no corpo humano orí se subdivide em duas colocaçães;
1)- a cabeça fisica - é cranio humano ,onde está o cérebro que usamos para o pesamento e controle das outra partes do corpo;consciente ou inconsciente;os olhos para tudo ver ;o nariz para respira e cheirar;orehas para ouvir ;boca para alimentar e falar; a língua para saborear;nossa ess~encia masculina ou feminima está na cabeça ,o rosto que dela faz parte nos distinguem uns dos outos,imprimindo uma individual;sema cabeça o hommem e mulher seria como quaquel ''X''
2)-a cabeça espiritual está subdividida em duas parte a saber;
( cabeça espiritual)
APARÍ-INÚ(cabeça espiritual interna)- orí -ápéré(santo pessoal,destino ou parte divina de cada um;escolhido no dominio de (ájálá)-divindade de orí.
órí-ÁPÉRÉ é acumulação de destino individual;isto é(ákúnléyán,ákúnlégbá e áyánmó)
ÁKÚNLÉYÁN-é a parte do destino que cada um escolhe por vontade ( livre arbitrio)própria ''ákúnléngbá ''é a parte do destino o qual está adicionado como complemento de ''ákúnléyán ayánmo ''é aquela parte do destino que nunca pode ser mudado.por exemplo-paissexo,karma,etc.mas'' ákúnléyán e akúnlégbá ''podem ser melhorado enquantoáyánmó não pode ser modificado.o destinho o´ri-ápéré está escolhido no dominio de ájálá (divindade de orí)-
APARI INÚ é de caráter individual,uma pessoa poderia chega a terra com bom destino ,mas sem boa conduta;a maldade da cabeça espiritual danificará definitivamente o bom destino ,o inverso também acontece.porém o ''destino''pode ser modificado,numa certa medida ,quando certos segredos são conhecidos,dentro de um contexto e conhecimento da teologia yorubana.
contudo orí é o mais importante entre as divindades. na ordem de importâcia-o primeiro é orí;o segundo é a mãe, e se ela tenha morrido,seu espirito;em terceiro lugar é o pai,me terceiro lugar ifá e a seguir ,seu orixá e as outra divindades . por ''gbolahn okemuyiwa e awo ademola fabunmi''

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