terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

SEQUÊNCIA DOS CÂNTICOS E PROCEDIMENTOS DO RITUAL ÍPÁDÉ

VISÃO RITUALISTICA DE ANGELO .TI.YA.OMO.EJÁ.
INICIALMENTE,O ÁSÓGBÁ POSTO MASCULINO NO QUARTO DE ÓMÓLÚ,OU UM OGAN DIZ PALAVRAS SOBRE AS RAZÕES DO ÍPÁDÉ E CITA A DATA . EM SEGUIDA DERRAMA UM POUCO D´´ ÁGUA DA QUARTINHA NO CHÃO EM TR~ES PONTOS SEPARADOS ;TODOS FAZEM O PAWÓ.DEPOIS TOCA COM OS DEDOS OS TRÊS PONTOS D´´ ÁGUA DERRAMDA ,E BATE TR~ES VEZES SOBRE O PUNHO FECHADO ,DIZENDO "OMI TÚN,PÉLÉ TÚN ONA TÚN"
A IYÁDAGAN E A ÍYÁMORÓ SE POSICIONAM,E T~EM INICIO OS CÃNTICOS;
1. INÁ MO JÚBÁ E ÉSÚ INÁ ,MEUS RESPEITOS
INÁ INÁ MO JÚBA ÁIYÉ DS RESPEITOS DO MUNDO
INÁ MO JÚBÁ ÉSÚ INÁ ,MEUS RESPEITOS
INÁ INÁ MO JUBÁ ÁIYÉ
INÁ KÓ RÓ WÁ GBÁ ÁIYÉ NÃO TENHA MAUS PENSAMENTOS PARA O MUNDO
INÁ INÁ KÓ RÓ WÁ GBÁ ÁIYÉ VENHA SOCORRER O MUNDO
INÁ KÓ RÓ WÁ GBÁ ÁIYÉ
INÁ INÁ KÓ RÓ WÁ GBÁ Á IYÉ

NETE CÂNTICO A ÍYÁDAGAN MISTURA ,NA CUIA ,UM POUCO D´´ÁGUA ,FARINHA E DENDÊ.
A ÍYÁMÓRÓ APANHA A CUIA SEM SE VIRAR PARA TRÁS E , DANÇANDO DÁ UMA VOLTA EM TORNO DA IYÁDAGAN E SE DIRIGE PARA O LADO DE FORA PARA DEPOSITAR A OFERENDA AOS PÉS DE UMA ÁRVORE OU ARBUSTO,E DEPOIS RETORNA ,REPETINDO O ATO POR TÊS VEZES .O CÃNTICO SEGUINTE EXALTA A QUALIDADE DE ÉSÚ COMO MENSAGEIRO TRANSPORTADO DAS OFERENDAS E RELIZADOR ;
2.TÁTÁ ÓJISÉ PA´LÉ FUN WA ÉSÚ TOME CONTA DA CASA PARA NÓS
ÓDARÁ PA´LÉ S´OBÁ SEJA O GUIA E PEOTETOR
TÁTÁ PÁ LÉ FUN WA
ÓDARÁ PA ´LE S´OBÁ
3.E BÁ ÍSÁ BÁ ÍSÁ E ÓRISÁ ,PAI
ÁLÉMÁSÁ
BÁ ISÁ BÁ ISÁ O IMUTÁVEL
ÁLÉMÁSÁ
BÁ ISÁ ÓLÓPÁ OGUN ÓRIA´S ,PAI
ÓLÓPÁ OGUN O IMUTÁVEL
BÁ ISÁ ÓLÓPÁ OGUN ESNHOR DA INSIGNIA DO PODE
ÓLÓPÁ OGUN DONO DO PODEROSO CETRO
BÁ ISÁ EGÍGÚN ROKO SENHOR ANCESTRAL DA FLORESTA
EGÍGÚN ROKO ANCESTRAL DA FLORESTA
BÁ ISÁ EGÍGÚN ROKO PAI ÓRISÁ ,ANCESTRAL DA FLORESTA
EGÍGÚN ROKO ANCESTRAL DA FLORESTA
#*EGÍGÚN É OUTRA FORMA DA PALAVRA EGÚNGÚN.
NA CUIA SÃO COLOCADAS ÁGUA E AGUARDENTE ,POR TRÊS VEZES PARA SER LEVADA PARA O LADO DE FORA ,SEMPRE QUE AGUARDA SER SERVIDA ,A ÍYÁMÓRÓ NUNCA FICA ESTÁTICA. ELA AGUARDA SER SERVIDA NA POSIÇÃO INICIAL. DANÇANDO COM MOVIMENTOS LEVES ,SUAVES DOS OMBROS E DAS MÃOS SEM SIAR DO LUGAR .ESTA É ÚTIMA VEZ EM QUE A CUIA SÉRA USADA ,POIS AS OFERENDAS DE PREPARO JÁ FORAM OFERECIDAS. FALTAM A AGUARDENTE E O ÁKÁSÁ .SEGUEM , ENTÃO,OS CÂNTICOS EM SAUDAÇÃO AOS ÉSÚ;
4.ÓMÓ WÁ LÉ BÁBÁ O BÁBÁ IJÁ MEU PAI DA LUTA ,VENHA Á CASA
E WÁ LÉ ONIJÁ VENHA SENHOR DAS DISPUTAS
WÁ LÉ BÁBÁ O PAI,VENHA Á NOSSA CASA
AA É É É
WÁ LÉ ONIJÁ VENHA ,SENHOR DAS DISPUTA

5. E ONÍSÁ ÁRÓ LÉ ÉSÁ ,HERDEIRO DO ÁSÉ
ÓLÓMÓ { OU INÁ } SÍN MI BGÁ PROGENITORES.{OU INAN} ACOMPANHEM- MEN
O NI E PARA QUE ELES ACEITEM
BÁBÁ ÉSÁ K´ÉRAN ANCESTRAIS,ACEITEM A OFERENDA
ÓLÓMÓ SÍN MI GBÁ PROGENITOPRES ,ACOMPANHAM-ME
B´Ó DÉ LÉ QUE ELES CHEGEM Á NOSSA CASA

6.E ONÍSÁ K´ÉRAN ANCESTRAIS ,ACEITEM A OFERENDA
ARÁIYÉ DOS SERES DO MUNDO
BÁBÁ ÉSÁ OBURO PAI ANCESTRAL OBURO
ONÍSÁ K´ÉRAN SENHOR ANCESTRAL,ACEITA A OFERENDA
ARÁIYÉ DOS SERES DO MUNDO
LO BI WÚ E QUE A FIZERAM,PARA FAZ~E-LO CRESCER
Ó NI E E ELE DIZ;

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