quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

CARGOS E POSTOS DOS OIÊS

MASCULINOS
MÁRÍWÓ

alapini- chefe dos alabás
alabás -chefe de um terreiro
atokun-guia de egun
ojé agbá-ojé ancião
ojé-iniciado com ritos completos
amuixan-iniciado com ritos incompleto
máriwó-qualque iniciado

ALGUNS OIÊS DOS AGBÁ
baxorun
ojé ladê
exorun
faboun
ojé labi
alará
ojénira
akere
ogogo
olopondá
FEMININO
ATÓ
no culto as íyámí e egungun
íyálode- responde pelo grupo feminino perante aos homens.
íyá egbé- cabeça de todas as mulheres
íyá mondé-comanada as atos e fala com as íyámí e babá
íyáerelu-cabeça das cantadoras
erelu-cantadora
íyá agan -recruta e ensina as ató
ató - adoradora de egungun e íyámí
ALGUS OUTROS OIÊS
íyále alabá
íyá kekere
íyá monyoyó
íyá elemaxô
íyá moro
SOCIEDADES
os mortos do sexo feminino recebem o nome de íyámí agbá(minha mãe anciã).mas ñao são cultuados individualmente.
sua energia como ancestral é aglutinada de forma coletiva e representada por íyámí oxorongá chamada também de íyánla,a grande mãe, esta imensa massa energética que representa o poder da ancestralidade coletiva feminina é cultuada pelas ''sociedades gëlédé''.compostas exclusivamente por mulheres ,o somente elas detêm e manipulam este perigoso poder.o medo da ira das íyámí nas comunidades é tão grande que,nos festivais anuais na nigéria em louvor ao poder feminino ancestral,os homens se veste de mulher e usam máscaras com caracteristica feminina,dançam para acalmar a ira e manter ,entre outras coisas , a harmonia entre o podre masculino e o feminino. ( vou colocar mais sobre as íyámí).
ALÉM DA SOCIEDADE GëLÉDÉ,EXISTE TAMBÉM NA NIGÉRIA A SOCIEDADE ORO,ESTE É O NOME DADO AO CULTO COLETIVO DOS MORTOS MACULINOS.
quando não individualizados. oro é uma divindade tal qual as íyámí oxorongá ,sendo considerado o representate geral dos antepassados masculino e cultuado somente por homens.tanto que íyámí quanto oro são manifestações de culto aos mortos .são invisiveis e representam a coloetividade,mas o poder de íyámí é maioe e,portanto,mais controlado,inclusive,pela sociedade oro.
outra forma ,e mais importante ,é culto aos masculinos é elaborado pelas ''sociedade egungun''estas têm como finalidade elaborar ritos a homems que foram figuras destacadas em suas sociedades ou comunidades quando vivos ,para que eles continuem presentes entre seus descendetes de forma privilegiada,mantendo na morte a sua individualidade.esses mortos surgem de forma visivel mas camuflada,a verdadeira resposta religiosa da vida pós morte,denominada egun ou egungun.somente os mortos do sexo masculino fazem aparições,pois os homens possuem ou mantêm a individualidade;ás mulheres é negado este privilégio, assim como o de participar diretamente do culto a egun.
esses eguns são cutuados de cforma e especifica por sua sociedade,em locais e templos com sacerdotes diferente dos do culto dos orixás,embora todos os sistemas de sociedade que conhecemos sejam diferentes,o conjumto forma uma só religião ; a iorubana.
no brasil existem duas dessas siciedade de egungun,cujo tronco comum remonta ao tempo da escravatura;no ilê agboulá,a mis antiga em ponta de areia,e uma mais recente e ramificação da primeira ,o ilê oyá ,ambas em itaparica bahia

ALGUNS OIÊS ,TANTO MASCULINOS COMO FEMIN INOS,POSSUEM OTU E OSI,OU SEJA ,PESSOA QUE OS AUXILIAM NO SEU CARGO;SUA MÃO DIREITA OU ESQUERDA ,PORTAMTO SÃO TAMBÉM OIÊS.
VOU COLOCAR MAIS ARTIGOS SOBRE EGUNGUN E ÍYÁMÍ

Nenhum comentário: